You are currently viewing FEMININO COMPARTILHADO <br/> Afetividade: CASJ lança projeto para fortalecimento de mulheres venezuelanas

FEMININO COMPARTILHADO
Afetividade: CASJ lança projeto para fortalecimento de mulheres venezuelanas

  • Post author:
  • Post category:notícias

l 12 Junho, 2022

Em celebração à I Semana do Migrante a ser realizada em Pacaraima (RR), de 12/6 a 20/6, a  Casa de Acolhida São José –  Abrigo para Mulheres e Crianças Migrantes – CASJ lança o projeto Afetividade: Feminino Compartilhado. Em modalidade híbrida e de maneira colaborativa, configura-se como espaço de escuta sensível, seguro e humanizado, de acolhimento e cuidado com o feminino que estimula motivações e superações para fortalecer sonhos e esperanças de mulheres em situação de hipervulnerabilidade. 

Inédito no Brasil, é o primeiro projeto direcionado à troca entre mulheres venezuelanas em passagem pela fronteira e conterrâneas instaladas em diversas regiões da federação e outros países. Nasce para potencializar a afetividade, a sororidade entre mulheres que já passaram e/ou estão em situação de refúgio e migração por meio do compartilhamento de suas vivências.

Preparação – A iniciativa surgiu a partir de uma atividade realizada no dia 8 de março,  Dia Internacional da Mulher, quando a Casa de Acolhida promoveu o primeiro diálogo entre mulheres venezuelanas residentes temporariamente no abrigo e demais, interiorizadas para Boa Vista (RR), Curitiba (PR) e Passo Fundo (RS). Participaram do encontro como convidadas, a educadora María Eugenia Yépez Hernández, a professora Jacqueline Rodrigues e a artista Nelida Rosa Landino.

A idealização do projeto é da jornalista Adriana Sangalli, gestora de Comunicação e Projetos da CASJ, que compartilha a coordenação do mesmo com María Eugenia Hernández.

Foto: María Eugenia Hernández