You are currently viewing MULHERES DA CASJ RECEBEM CERTIFICADO DE FORMAÇÃO EM COSTURA

MULHERES DA CASJ RECEBEM CERTIFICADO DE FORMAÇÃO EM COSTURA

  • Post author:
  • Post category:notícias

Na sexta-feira, 16/8, foi realizada a certificação da primeira turma do Curso Básico de Costura promovido pela Casa de Acolhida São José. Sonho antigo da administração, a oportunidade beneficiou nove mulheres com interesse neste conhecimento. As aulas aconteceram de 22 a 26 de julho, com carga horária de 20 horas, cumpridas em dois turnos diários.

De acordo com a costureira e capacitadora Ana Maria Velasquez Mendoza, o objetivo foi dar um suporte inicial ás mulheres para que, a partir da interiorização, possam chegar a seu destino em condição de terem ao menos um ofício inicial. ‘’Nosso desejo é que elas possam aplicar este conhecimento e também pensar em empreender. E que busquem se especializar para produzirem peças mais elaboradas pra se garantirem financeiramente’’, afirma.

Ao que tudo indica, a semente foi plantada em terra fértil. ‘’O aprendizado vai me ajudar, pois assim como meu marido já tem um trabalho remunerado, eu também agora tenho uma condição de dar passos nesse sentido e quem sabe até auxiliar para o sustento da nossa’’, afirma Rosangela Caridad Garcia de Carvajal.

Para ela, a oportunidade serviu como um horizonte. Com apenas 26 anos de idade e cinco filhos, após receber o certificação, a formanda seguiu para Boa Vista. De lá, foi para o Paraná, na cidade de Guaíba, onde reencontrou seu marido, após um ano.

No Curso Básico de Costura, as mulheres puderam entender como as medidas devem ser tomadas conforme as partes do corpo até os padrões para a elaboração de algumas peças do vestuário, desde a composição de uma blusa, um vestido, entre outros. Mesmo aquelas que demonstraram possuir já algum conhecimento em costura, também aproveitaram a oportunidade para praticar e se aprimorar.

Com ampla e diversificada experiência em Corte e Costura, desde a Venezuela, Ana Maria promove cursos há alguns longos anos. No Brasil, só em Pacaraima, além de atender a CASJ, anteriormente, ministrou curso de três meses no Projeto Orinoco. Há um ano atuando como voluntária no abrigo, a costureira dedicou-se durante oito meses apenas aos serviços de costura. Com o recente aumento de beneficiários, há dois meses, ela assumiu também responsabilidade ligadas ao apoio nas demais demandas cotidianas da Casa de Acolhida São José.

FOTO ASCOM/CASJ