II Comigrar será em novembro.
Na etapa pré Conferência Estadual de Roraima em preparação rumo à II Comigrar – Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, a diretora da Casa de Acolhida São José, irmã Ana Maria da Silva, participou da 1ª Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia de Pacaraima. Sob o tema “Cidadania em Movimento”, o evento aconteceu no dia 15/4, na Escola Municipal Raimundo Nonato. Rodadas municipais e estaduais estão ocorrendo em todo o país, desde março.
Numa promoção do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, a II Comigrar é uma iniciativa de mobilização nacional dos diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados na temática e está programada para novembro de 2024, com data e local ainda a serem definidos.
De acordo com a diretora da CASJ, pensar proposituras voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas para a população refugiada, migrante e apátrida é fundamental quando se objetiva a integração social e econômica das pessoas que buscam o Brasil como sua pátria de acolhida. “A considerar o elevado número de venezuelanos hoje residentes no país e que, em sua absoluta maioria, entram no território pela fronteira de Pacaraima, é essencial a participação direta dos atores locais no processo de construção das recomendações e propostas que serão apresentadas em âmbito federal’’, afirma Ana Maria.
PACARAIMA – Tiveram direito a voz e voto na conferência municipal: pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; pessoas brasileiras retornadas; representantes do poder público; representantes de organizações da sociedade civil; membros de conselhos e comitês de migrações, refúgio e apatridia; membros de associações de bairro e de coletivos locais e lideranças comunitárias; estudantes, docentes, pesquisadores e trabalhadores de instituições de ensino e pesquisa; demais interessados.
RR – A Conferência Estadual de Roraima acontece amanhã e sábado, 19 e 20 de abril, em Boa Vista, no Auditório do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima – CAF/UFRR.
📷 ASCOM/CASJ