You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA ACESSÍVEL   Redes sociais da CASJ viram lousa para refugiados e migrantes no estudo da Língua Portuguesa

LÍNGUA PORTUGUESA ACESSÍVEL Redes sociais da CASJ viram lousa para refugiados e migrantes no estudo da Língua Portuguesa

  • Post author:
  • Post category:notícias

No Dia Mundial do Refugiado – 20 de junho -, as redes sociais da Casa de Acolhida São José – CASJ viraram lousa para apoiar o estudo de refugiados e migrantes com dificuldade de se comunicar na Língua Portuguesa. Colaborando na Educação informal, de forma democrática e acessível, o espaço dá início à publicação de uma série online de expressões utilizadas no dia-a-dia, traduzidas para quatro idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Crioulo Haitiano. O conteúdo é gerado a partir de informações compiladas no INTEGRA – Manual Prático de Comunicação, lançado neste mês.

Parte do material que dá corpo ao manual foi construído com a colaboração de alunos de mais de 30 nacionalidades durante as aulas de Língua Portuguesa, Cidadania e Cultura Brasileira, oferecidas pelo projeto Identidades – Cultura Global em Movimento, ministradas pela professora Maristela Farias entre 2020 e 2021.

Serviço social – Implementado pela Organização Não-governamental Pacto pelo Direito de Migrar – PDMIG, sob coordenação da jornalista Adriana Sangalli, neste ano, o projeto Identidades se renova e, em modalidade híbrida se estende à Casa de Acolhida São José para atender, com especial atenção, também as mulheres e crianças em passagem pela fronteira do Brasil com a Venezuela.

“Assim como nossas beneficiárias estão tendo um excelente proveito e desempenho, a partir do acesso a este material, queremos que todas as pessoas que precisam sejam alcançadas e atendidas. As redes sociais são muito utilizadas pela comunidade migrante e refugiada no Brasil, então, conhecendo a qualidade do produto, sabendo de sua disponibilidade gratuita, tendo espaço e condição para compartilhar, me soa como um dever prestar este serviço social,”, afirma a gestora de Comunicação e Projetos da CASJ e coordenadora do Identidades, Adriana Sangalli.

➡️ O Manual INTEGRA está disponível no site do MPRS