You are currently viewing ANJO GABRIEL

ANJO GABRIEL

  • Post author:
  • Post category:notícias

O consciência de que migrantes e refugiados são sujeitos de direitos em igualdade de condições com os brasileiros mobiliza a participação cidadã na resposta humanitária do Brasil á migração venezuelana que, por meio de projetos como o ‘Anjo Gabriel’, auxilia para minimizar os riscos e vulnerabilidades desta população, especialmente de fome e desnutrição.

Idealizado pelo Instituto Migrações Direitos Humanos – IMDH, o projeto Anjo Gabriel é voltado para crianças, particularmente em idade entre 6 meses e 3 anos, com doação de kits contendo itens de nutrição e higiene para suprir a falta de nutrientes por que passam nesta fase inicial da vida e orientações para mães sobre os cuidados necessários a fim de suprir parte da necessidade alimentar e reduzir os riscos de desnutrição ou asseio das crianças.

Parceira do IMDH na implementação do projeto em Roraima, quinzenalmente, a Casa de Acolhida São José distribui kits e leite Mucilon de Aveia para cerca de 200 crianças acolhidas no abrigo, no BV8 e em situação de rua, em Pacaraima. Os kits alcançam também 240 crianças residentes nas ocupações espontâneas, a maioria bebês com menos de um ano de idade. Semanalmente, a CASJ também recebe R$ 300 reais destinados á compra de leites especiais para utilização junto aos seus beneficiários.

ORIGEM DO PROJETO – Em junho de 2019, os pais de Angel Gabriel procuraram um Cartório em Boa Vista para fazer o registro de óbito deste anjinho, com 2 anos da idade. O fato já profundamente triste em si, choca mais ainda ao constatar que a causa da morte foi desnutrição. A criança, podemos dizer, morreu de fome. Isto moveu mentes e corações. Alguns amigos anônimos querendo fazer algo entram em contato com Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH. Deste encontro nasce o projeto Angel Gabriel que busca distribuir kits nutrição para bebês, na fase pós-amamentação.

Saiba mais sobre o projeto https://www.migrante.org.br/projeto-angel-gabriel/

Para contribuir, o e-mail é imdh@migrante.org.br

FOTOS ARQUIVO/CASJ